sábado, 3 de julho de 2010

“É difícil trabalhar no local de trabalho”


Trecho da entrevista, publicada em Época, com o americano Jason Fried, dono da 37 Signals, empresa que desenvolve aplicativos para a internet e autor do recém-lançado livro Rework.

Ele bate numa tecla, que há muito tempo eu defendo: a improdutividade dos ambientes de trabalho atuais.



ÉPOCA – O que há de errado no método de trabalho da maioria das empresas?
Jason Fried – Há vários erros no modelo de gestão de empresas e de funcionários. Definir prioridades o tempo inteiro é um deles: tudo parece prioritário; logo, nada tem prioridade. O planejamento é outro ponto falho. Planejar é ótimo quando ocorre de fato. Muitas vezes esse planejamento é puro achismo: ideias abstratas baseadas em premissas desconhecidas e pressupostos que não sabemos se vão ocorrer ou não. Mas, para mim, o principal problema é a forma como trabalhamos e os locais para fazer isso. É difícil trabalhar no trabalho. Não nos deixam


ÉPOCA – Como assim?
Fried – O escritório, ou como queira chamar o local de trabalho comum, está repleto de interrupções. Se você fizer uma rápida pesquisa com seus colegas, vai perceber que a maioria prefere executar as tarefas pendentes de manhã cedo ou tarde da noite. Ou levar trabalho para casa, nos fins de semana. Esse não é o melhor jeito de trabalhar. Não se trata de uma questão de preferência dos funcionários. É uma decorrência do erro na estrutura dos locais onde trabalham.


ÉPOCA – Você acha que trabalhar em casa é mais produtivo que no escritório?
Fried – Na maioria das vezes, sim. Claro que depende do tipo de pessoa que você é – e da casa que tem. Há quem prefira o isolamento e a solidão para ter foco. Mas muitas pessoas encontram interrupções em casa: crianças, cachorro, empregados. Ou se deixam seduzir por dispersões como a TV, os livros, a música, a cama. Para a maioria das pessoas, trabalhar em casa todos os dias seria improdutivo. Mas todos podem se beneficiar de um trabalho em casa ocasionalmente. Uma vez por semana, duas vezes por mês. Isso ajudaria a produtividade e mostraria a importância do menos.



Um comentário:

  1. Se no trabalho voce é interrompido, em casa idem. Trabalhar em qual local? Ser produtivo como? Penso que é muito importante sim o ambiente de trabalho para se trabalhar pois é alí que se deve produzir e não em casa. Dependendo da residência, trabalhar nela poderá ser pior e até improdutivo.Ou não. Disciplina é a palavra chave. Interrupções sempre acontecerão. Priorize. Deixe claro para os colegas de trabalho essas prioridades. Discipline-se com horários. Foque nas importâncias. Tenha intervalos saudáveis de almoço mesmo que seja meia hora mas que seja verdadeiramente meia hora só para almoçar, respirar, relaxar. A criatividade aparece nos momentos em que a sua mente está fora de seu trabalho. Dificilmente as boas ideias surgem no furor profissional. De qualquer forma, mesmo havendo bons exemplos de bons trabalhos desenvolvidos em casa (e vice-versa) o que vale é a maneira como voce produz. Cada um é cada um.
    abraços

    ResponderExcluir